domingo, setembro 17, 2006

Compressão Ilusória



Vocês já notaram o tamanho das cozinhas e áreas de serviços que estão sendo construídos hoje em dia? Ando admirada com os milagres feitos por arquitetos e engenheiros civis.

Dias atrás fui conhecer o apartamento do meu primo, fiquei chocada com o tamanho da cozinha e a área de serviço, é praticamente única, o banheiro do meu apartamento é maior do que os “dois” cômodos. O tanque de lavar roupa mais parece uma panela de dez litros, coube exatamente o tanque e a maquina de lavar roupa. Na cozinha tinha espaço para a pia, geladeira e fogão, os armários terão que ser planejado e a mesa teve que dividir espaço com o sofá lá na sala.

Lembro da casa da minha bisavó, tudo bem que era uma fazenda com cômodos espaçosos, mas a cozinha e a área de serviço pareciam verdadeiros salões de festas, na área de serviço tinha até uma mesa de madeira maciça com bancos enormes que a bisa usava para fazer doces, pães e queijos.

A casa da minha avó já era na cidade e mesmo assim o espaço era grande, eu e minha irmã usávamos o tanque de lava roupa como esconderijo na hora que minha mãe nos chamava para ir embora, numa das paredes minha avó fez prateleiras para colocar plantas, parecia uma mini-selva particular. A cozinha ampla abrigou muito bem as refeições dos doze filhos, mais genros e noras, dos dezesseis netos e sempre sobrava espaço para algum amigo.

A área de serviço da casa da minha mãe tinha metade do espaço da área de serviço da minha avó, mesmo assim o tanque era grande e tinha espaço para um armário, maquina de lavar roupa e sobrava espaço para brincarmos. A cozinha era espaçosa e sempre coube a família reunida em volta da mesa.

Não existem mais diálogos em casa como na época da minha bisavó, também pudera antigamente tínhamos espaço para reunir a família em torno da mesa e conversar por horas a fio, hoje além de o tempo livre ser escasso, não temos sequer espaço em casa para reunir mais de quatro pessoas para uma refeição em torno da mesa, se você quiser fazer uma reunião maior, sugiro reservar uma mesa em algum restaurante legal.
Como as mulheres trabalham fora, os arquitetos e engenheiros resolveram diminuir o espaço das áreas de serviço, fazendo aumentar o lucro das lavanderias, pois não existe boa vontade no mundo capaz de fazer uma calça jeans ou um lençol secar na área de serviço dos apartamentos novos.

Minha duvida é a seguinte, as construtoras dizem que os apartamentos são construídos de acordo com o tamanho das famílias atuais, se isso for verdade como explicamos as geladeiras duplex de 500litros, as lavadoras de roupa de 10kg, os fogões de seis bocas, as mesas de oito lugares, as camas king size e os sofás gigantescos?
Não tem necessidade já que as famílias são pequenas, correto?
Para que ter móveis grandes se eles não cabem dentro dos apartamentos “caixas de fósforos”?
Chego a simples conclusão de que existe um acordo lunático de compressão ilusória entre os construtores e o comércio atual.

terça-feira, setembro 12, 2006

Relacionamentos

Minha avó costumava dizer que existe uma pessoa certa para cada um e muitas pessoas erradas.

Passamos quase a vida inteira sonhando com um tipo ideal, que pensará como nós, dividirá todos os momentos importantes, acreditamos que será eterno e vivemos em busca desse nosso querer e se tivermos sorte de encontrar, muitas vezes não queremos mais.

Depois dessa busca desenfreada descobrimos que nos envolvemos durante muito tempo com os caras errados, que acabamos aprendendo a gostar do errado, sentimos atração pelo nosso oposto, aprendemos a lidar com o silencio e o vazio dos momentos importantes.

Somos exigentes em cada desejo ao mesmo tempo em que somos displicentes com nosso querer. Como é difícil dizer ao coração que o racional está certo, que o momento mágico passou e que a vida é senhora de seus sentidos.

Dividir, confiar, acreditar, se entregar, são palavras que se perderam no espaço entre o poder e a liberdade de viver o simples.

Relacionamento sempre foi a grande complicação da sociedade, lidar com os sentimentos, desejos e sonhos é uma tarefa perfeita para os ilosofos de plantão ou o caminho mais rápido o manicômio, ainda mais em tempos atuais, onde ninguém mais sabe o que deseja, não reconhecem os limites do próximo.

Enfim, pedimos aos deuses um segundo mais, uma chance única de dizer novamente o quanto sentimos falta da época em que sabíamos exatamente o que desejávamos.

terça-feira, setembro 05, 2006

24 de Junho de 2006

Cof Cof Cof....JesusMariaeJose, nunca vi tanto pó na minha vida. O abandono foi por motivo de força maior, JURO !!!!

Quando somos criança, nosso maior desejo é "ser grande", ser dono do próprio nariz, viver a vida como bem entendemos e até certo ponto acreditamos que a maioridade nos dara esse controle, o poder de escolha. Aos poucos aprendemos que não é bem assim. Numa fração de segundos perdemos o controle da direção, tentamos manter o alinhamento, mas nessas horas não existe força de vontade alguma, capaz de controlar o inesperado.

Numa belíssima tarde de inverno, a vida me mostrou que nem sempre somos o condutor. Vi minha vida passar em flashs tão rápidos que não consegui articular absolutamente nada, simplesmente sentia a presença de cada pessoa conhecida, cada momento vivido, cada projeto não realizado. Quando tive certeza que não conseguiria freiar, só me lembrei de uma única coisa, acho até que seria uma das únicas a conseguir controlar a situação.

Minha Nossa Senhora! Pensei nela com tanta força, que desmaiei logo em seguida, acredito que foi ela ou algum anjo bondoso, que me fez dormir serenamente por 30 minutos. Tempo necessário para que não visse o carro bater no barranco e capotar de volta para a pista, nem o rapidez dos bombeiros para tirar o cinto de segurança e me colocar na ambulância.

Acordei tranquila, com uma sensação enorme de paz, um alívio infinito no peito. Infelizmente essa sensação não foi sentida pela minha família, o susto foi grande demais, só conseguiram digerir o que tinha acontecido e a sorte que tive algumas horas depois...por outro lado, minha ficha caiu vários dias depois, foi duro racionalizar o perigo que corri, definitivamente vi a morte de perto e apesar de não ter medo dela, não pretendo acompanha-la tão cedo.

Graças a Deus, estou bem, viva e inteira para continuar meus projetos. Aprendi com tudo isso, que por mais que o mundo de hoje exija profissionais multifuncionais e completamente disponíveis o risco não vale a pena, fazer da vida uma corrida de Fórmula 1 também não é agradavel, aprender a dizer Não é importantissimo, assim como viver cada momento com qualidade é necessário e curtir a presença daqueles que amamos e que nos amam é o maior segredo de nossa existência.