domingo, setembro 17, 2006

Compressão Ilusória



Vocês já notaram o tamanho das cozinhas e áreas de serviços que estão sendo construídos hoje em dia? Ando admirada com os milagres feitos por arquitetos e engenheiros civis.

Dias atrás fui conhecer o apartamento do meu primo, fiquei chocada com o tamanho da cozinha e a área de serviço, é praticamente única, o banheiro do meu apartamento é maior do que os “dois” cômodos. O tanque de lavar roupa mais parece uma panela de dez litros, coube exatamente o tanque e a maquina de lavar roupa. Na cozinha tinha espaço para a pia, geladeira e fogão, os armários terão que ser planejado e a mesa teve que dividir espaço com o sofá lá na sala.

Lembro da casa da minha bisavó, tudo bem que era uma fazenda com cômodos espaçosos, mas a cozinha e a área de serviço pareciam verdadeiros salões de festas, na área de serviço tinha até uma mesa de madeira maciça com bancos enormes que a bisa usava para fazer doces, pães e queijos.

A casa da minha avó já era na cidade e mesmo assim o espaço era grande, eu e minha irmã usávamos o tanque de lava roupa como esconderijo na hora que minha mãe nos chamava para ir embora, numa das paredes minha avó fez prateleiras para colocar plantas, parecia uma mini-selva particular. A cozinha ampla abrigou muito bem as refeições dos doze filhos, mais genros e noras, dos dezesseis netos e sempre sobrava espaço para algum amigo.

A área de serviço da casa da minha mãe tinha metade do espaço da área de serviço da minha avó, mesmo assim o tanque era grande e tinha espaço para um armário, maquina de lavar roupa e sobrava espaço para brincarmos. A cozinha era espaçosa e sempre coube a família reunida em volta da mesa.

Não existem mais diálogos em casa como na época da minha bisavó, também pudera antigamente tínhamos espaço para reunir a família em torno da mesa e conversar por horas a fio, hoje além de o tempo livre ser escasso, não temos sequer espaço em casa para reunir mais de quatro pessoas para uma refeição em torno da mesa, se você quiser fazer uma reunião maior, sugiro reservar uma mesa em algum restaurante legal.
Como as mulheres trabalham fora, os arquitetos e engenheiros resolveram diminuir o espaço das áreas de serviço, fazendo aumentar o lucro das lavanderias, pois não existe boa vontade no mundo capaz de fazer uma calça jeans ou um lençol secar na área de serviço dos apartamentos novos.

Minha duvida é a seguinte, as construtoras dizem que os apartamentos são construídos de acordo com o tamanho das famílias atuais, se isso for verdade como explicamos as geladeiras duplex de 500litros, as lavadoras de roupa de 10kg, os fogões de seis bocas, as mesas de oito lugares, as camas king size e os sofás gigantescos?
Não tem necessidade já que as famílias são pequenas, correto?
Para que ter móveis grandes se eles não cabem dentro dos apartamentos “caixas de fósforos”?
Chego a simples conclusão de que existe um acordo lunático de compressão ilusória entre os construtores e o comércio atual.

9 comentários:

Anônimo disse...

Sabe que vc tem razão. Lembro da casa da minha avó, imagine que ela teve 10 filhos, tudo bem que só 8 estavam vivos, mas todos casados e com filhos, não menos que três, vai somando, multiplicando, isso só pra vc ter a idéia como era a mesa dela de jantar, era uma verdadeira zorra... vc me fez ficar com saudades dessas época. Boas lembranças! Hoje em dia se quiser reunir um pouco mais de 10 pessoas temos que alugar um salão de recepção ou algo parecido, tão impessoal, não é?
beijos querida!

P.S: ...que bom que nós voltamos a ativa, rsrsrsrs

Lili disse...

O nosso apartemento está ficando pronto agora e escolhemos justamente pelo tamanho da sala. As outras salas eram ridículas. Eles fazem quatro quartos pequenos. Deveriam deixar três com uma sala razoável. As construtoras estão se passando.

Anônimo disse...

Acho que todo mundo tem uma lembrança da família reunida na casa da avó, né?
A família da minha mãe é grandona tb e a casa da minha avó era enorme.
Lá eu casa tb não é nada pequeno, mas eu adoraria mais espaço, rs...

Ju, quando puder, visite meu novo endereço, he hehe
Beijo,
Leandro

Jady disse...

Menina... Nem fale... Lembro da cozinha da minha avó... era enorrrrrrrrrrrme. Ela teve 17 filhos e aí tu imagina o tamanho da mesa... E, quando vieram os netos, eles tiveram que aumentar tudo pra que coubessem todos nos almoços de domingo... Saudades daquele tempo.

E eu AMO cozinha... Pra mim ela tem que ser clara e espaçosa... afinal, como diz a propaganda, é na cozinha que a vida passa ;-)
xêro em tu

Passageira disse...

Seu texto me deixou com uma dúvida atroz: será por isso que estamos optando pela comida a quilo? Ou será a comida a quilo que anda diminuindo as cozinhas? rs...
Beijoconas, menina!!!

Anônimo disse...

eu opinar sobre o texto seria covardia... kkkkkkkkkkkkkkkkk..
afinal é a minha área! kkkkkkkkkkkkkk. Mais acho q estamos mesmo sendo comprimidos. Ainda bem q eu pequenininha e caibo em qq lugar..rs
Beijuuuuuuuussss Shuuu!

Anônimo disse...

A verdade, Shummy-Shu, é que as casas evoluíram em proporção inversa à coragem das mulheres pra limpá-las, num sabe? Eu não faço questão de casa grande, contanto que tenha um quintal enooooooooorme (como a minha tem! rs), e com árvores (eu tenho a minha goiaberia, a única sobrevivente de um pomar inteiro, putz! :S). Em apartamento, tá meio difícil de eu vir a morar um dia... rs. Beijoca, Jujubão!

Anônimo disse...

...e aí, não vai atualizar não?? Olha só eu cobrando, que cara de pau a minha...rsrsrs

Anônimo disse...

Aqui em Brasília, estamos nos acostumando a apartmentos cada vez menores. O meu tem 32 metros quadrados - não é nada, mas recebi uns amigos dia desses e eles ficaram maravilhados, achando que é imenso! Outro dia, vi uma planta de um três quartos de 68 m2. Agora, me diz como um casal e dois filhos (era esse o público dos três-quartos antigamente) convive em 68 m2, que na verdade nem chegam a isso quando você mede a planta tintim por tintim??