
Vocês já notaram o tamanho das cozinhas e áreas de serviços que estão sendo construídos hoje em dia? Ando admirada com os milagres feitos por arquitetos e engenheiros civis.
Dias atrás fui conhecer o apartamento do meu primo, fiquei chocada com o tamanho da cozinha e a área de serviço, é praticamente única, o banheiro do meu apartamento é maior do que os “dois” cômodos. O tanque de lavar roupa mais parece uma panela de dez litros, coube exatamente o tanque e a maquina de lavar roupa. Na cozinha tinha espaço para a pia, geladeira e fogão, os armários terão que ser planejado e a mesa teve que dividir espaço com o sofá lá na sala.
Lembro da casa da minha bisavó, tudo bem que era uma fazenda com cômodos espaçosos, mas a cozinha e a área de serviço pareciam verdadeiros salões de festas, na área de serviço tinha até uma mesa de madeira maciça com bancos enormes que a bisa usava para fazer doces, pães e queijos.
A casa da minha avó já era na cidade e mesmo assim o espaço era grande, eu e minha irmã usávamos o tanque de lava roupa como esconderijo na hora que minha mãe nos chamava para ir embora, numa das paredes minha avó fez prateleiras para colocar plantas, parecia uma mini-selva particular. A cozinha ampla abrigou muito bem as refeições dos doze filhos, mais genros e noras, dos dezesseis netos e sempre sobrava espaço para algum amigo.
A área de serviço da casa da minha mãe tinha metade do espaço da área de serviço da minha avó, mesmo assim o tanque era grande e tinha espaço para um armário, maquina de lavar roupa e sobrava espaço para brincarmos. A cozinha era espaçosa e sempre coube a família reunida em volta da mesa.
Não existem mais diálogos em casa como na época da minha bisavó, também pudera antigamente tínhamos espaço para reunir a família em torno da mesa e conversar por horas a fio, hoje além de o tempo livre ser escasso, não temos sequer espaço em casa para reunir mais de quatro pessoas para uma refeição em torno da mesa, se você quiser fazer uma reunião maior, sugiro reservar uma mesa em algum restaurante legal.
Como as mulheres trabalham fora, os arquitetos e engenheiros resolveram diminuir o espaço das áreas de serviço, fazendo aumentar o lucro das lavanderias, pois não existe boa vontade no mundo capaz de fazer uma calça jeans ou um lençol secar na área de serviço dos apartamentos novos.
Minha duvida é a seguinte, as construtoras dizem que os apartamentos são construídos de acordo com o tamanho das famílias atuais, se isso for verdade como explicamos as geladeiras duplex de 500litros, as lavadoras de roupa de 10kg, os fogões de seis bocas, as mesas de oito lugares, as camas king size e os sofás gigantescos?
Não tem necessidade já que as famílias são pequenas, correto?
Para que ter móveis grandes se eles não cabem dentro dos apartamentos “caixas de fósforos”?
Chego a simples conclusão de que existe um acordo lunático de compressão ilusória entre os construtores e o comércio atual.