domingo, novembro 05, 2006

Da janela eu observo o homem parado na plataforma de embarque, nunca embarcar, parece estar sempre analisando o passo das pessoas, disposto a trocar alguns minutos de prosa ou ajudar uma senhora com suas malas infinitas ou até facilitar as peraltices de uma criança.

Quase todas as manhãs lá está, com sua boina de couro negro ligeiramente caida para o lado direito, o porte pequeno e franzino, o bom e velho cigarrilho pendurado no canto na boca.

A calça sempre de corte reto e coz alto de um tom claro ou quase branco, o paletó de corte clássico parece ter sido feito sob medida para aquele homem de pele negra e sorriso magestoso.

Os olhos miúdos e negros como de jabuticaba, parecem sorrir a todos que cruzam seu caminho.

A fala mansa, encanta aqueles que se dispõem a diminuir o passo e conversar por alguns instantes.

Muitos não notam o sorriso preso nos lábios daquele homem, nem o olhar carinhoso que se perdendo no meio da fumaça dos escapamentos.

Quando o cigarrilho acaba, ele dira nos calcanhares e caminha lentamente por entre os passageiros apressados com suas rotinas diárias.

Não sei seu nome, sua idade, sua origem, nem sua história, sei apenas que ele gosta de estar ali na plataforma, como se estivesse ali para se despedir de alguém e desejar uma boa viagem.

Da janela do ônibus eu inclino a cabeça e sorrio na esperança de um dia poder trocar alguns segundos de prosa, com o senhor de olhar miúdo e sorriso infantil!

3 comentários:

Anônimo disse...

Essa nossa vidinha corrida, destemperada, que não nos deixa fazer as melhores das coisas. Depois a gente se arrepende, é fatal. Então, qdo falar com o moço, diz pra ele quero dedinhos de prosa tbm, que tô precisando... rs. Bjoca, Shummy-Shu! Mas me diz, o amigo-oculto vai ser aqui em Manaus, vc vem??? rs :-D

Anônimo disse...

Engraçado, aqui próximo de casa, onde caminho, tem sempre um senhor com esse jeitinho que vc descreveu, parece não fazer nada, fica ali a olhar o tempo passar, sorrir pra uns, fecha a cara pra outros, as vezes fica com o semblante de tristeza, saudades... sei lá, só sei que dá uma vontade enorme de trocar algumas palavras com ele, tenho certeza que ele tem muito a contar e eu a aprender... Beijos querida, bom fim de semana!

Anônimo disse...

Bem, então está faltando seu encontro com o homem dos olhos de jabuticaba; sabe, seria interessante que vc baixasse na plataforma de embarque e embarcasse numa aventura pelo interior daquela vida. Seria uma reportagem e tanto; não esqueça de levar gravador; se os ladrões permitirem tire umas fotos dele e com ele./Beijos